domingo, 14 de junho de 2015

CHRISTOPHER LEE – Uma singela homenagem ao ator

A essa altura, três dias depois da morte de Christopher Lee, até meu primo mais novo que nem gosta de cinema e de terror já deve saber quem ele foi, o que ele fez, quais personagens interpretou e quais são os principais dentre os quase 300 filmes em que esse notável gentleman apareceu: Drácula, Frankenstein, A Múmia, O Senhor dos Anéis, O Hobbit, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Star Wars e uma incontável quantidade de filmes de terror dos clássicos estúdios da Hammer, como, por exemplo, O Homem de Palha, que até música do Iron Maiden já virou, são apenas alguns dos exemplos das atuações do icônico cavalheiro britânico.
Pôster original do filme O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973), que, além de ter rendido uma refilmagem em 2006 com Nicolas Cage no elenco, deu origem à excelente música do Iron Maiden de mesmo nome. Se ainda não a conhece, ouça no vídeo abaixo!
Lenda reconhecida como tal muito antes de sua morte, Christopher Lee viveu 93 anos de muita atividade e, segundo alguns, morreu cedo (eu mesmo acreditava que ele passaria dos 100!). Aos 91, tornou-se mito no universo da música ao ser o homem mais velho do mundo a lançar um álbum de heavy metal. \m/_
Como uma humilde homenagem ao ator, faço aqui uma sugestão de um excelente filme com ele, dirigido pelo grande Mario Bava, chamado O Chicote e o Corpo (La frusta e il corpo, 1963). Apesar de pouco conhecida, essa pérola do cinema gótico é de encher os olhos, com uma magnífica fotografia colorida, fantasmagórica e misteriosa, uma história lenta, mas muito envolvente, e uma presença marcante do ator, que, na época, já contava com 41 anos. Uma obra de arte gótica que vale a pena ser vista e apreciada. Uma experiência cinematográfica rica e diferenciada, ideal para conhecermos uma das faces do trabalho desse versátil ator inglês. Não darei detalhes sobre a trama para não estragar as surpresas, mas O Chicote e o Corpo é um dos melhores filmes com Christopher Lee.

Cena do filme O Chicote e o Corpo.
No filme, o personagem de Lee assombra e cativa uma mulher de maneiras muito peculiares.
Christopher Lee, em cena do filme.
Vá com Deus, Sir Christopher Lee, e sente-se ao lado de Boris Karloff e Vincent Price.

Nenhum comentário:

Postar um comentário