terça-feira, 21 de julho de 2015

AGRADECIMENTOS (Lançamento de "A Caixa de Natasha e outras histórias de horror")

Ao me pôr a fazer uma nota de agradecimento a todas as adoráveis pessoas que compareceram (ou quiseram comparecer, mas não puderam) no lançamento do livro "A Caixa de Natasha e outras histórias de horror", encontrei-me angustiado em meio a um complicado dilema: se eu escrevesse apenas um ou dois parágrafos curtos dizendo meu muito obrigado a todos, talvez isso fosse pouco e não expressasse às pessoas toda a extensão de minha gratidão, a qual é incomensurável; por outro lado, se eu fizesse um texto muito longo, correria o risco de, contra a minha vontade, soar cansativo e  pior ainda!  falso (argh!). Com essa inquietação em mente, decidi que só havia uma forma de resolver o problema: ignorando-o e escrevendo a verdade, e apenas a verdade, sem me importar com quantidade de linhas ou parágrafos, na esperança de conseguir transmitir ao menos um pouco da minha felicidade aos meus amigos e na confiança de que eles a aceitarão com a mesma sinceridade de espírito com que deixaram por algumas horas de fazer o que tinham para fazer apenas para estar comigo, no inesquecível dia 11 de julho de 2015, na Livraria Curitiba.

Devo dizer que sou uma pessoa relativamente tímida e que não gosta de expor publicamente seus gostos e preferências mais íntimos, mas não é novidade para ninguém que alguns dos lugares em que eu mais gosto de estar são as livrarias  em especial a Livraria Curitiba do Shopping Catuaí, que é um paraíso especial para todos os amantes da música, da literatura e do cinema. Para minha sorte, foi exatamente esse lugar repleto de magia o escolhido para o lançamento do meu primeiro livro. Ainda mais, seja para comprar o livro, para pegar um autógrafo, para tirar uma foto ou apenas para me dizer um prazeroso "parabéns", não apenas algumas pessoas já esperadas apareceram por lá, mas também muito mais gente! E só gente boa  posso me gabar a dizer isso, afinal.

Desde meus parentes que saíram lá de Tabapuã-SP até os desconhecidos que tiveram a curiosidade de folhear o livro e acabaram o comprando, passando pelos meus amigos que viajaram de longe ou deixaram o conforto de suas casas só para dar um pulinho na livraria em um sábado frio e nublado, e mesmo os funcionários da Curitiba, sempre tão atenciosos e carismáticos, que se interessaram pelo livro, compraram-no, tiraram fotos comigo e conversaram sobre os prazeres da boa literatura, todos vocês são demais! Sem exceção! Nunca minto ao dizer que, sem vocês, nada disso faria qualquer sentido. 

Uma coisa que as pessoas talvez não notem, mas que, para mim, é muito forte, é que o evento de lançamento de um livro não é como uma comemoração que alguém faz por ter conseguido uma almejada vaga de emprego ou ter passado em um vestibular muito concorrido. Nessas situações, a "vitória" já está consumada; o mérito já é evidente e inegável, e as pessoas só têm a comemorar. O lançamento de um livro, no entanto, apesar de seu aparente "glamour" (já que é algo diferente, que não ocorre todos os dias), é um dos primeiros degraus da escada para a divulgação e ascensão de um livro e de um escritor. É o começo da construção de algo, cheio de dúvidas e incertezas, mas que só pode se consolidar com pessoas  e pessoas que se interessem pelo livro. O que quero dizer é que, por mais que se lance um livro, ele pouco ou nada significa se ninguém o ler. E ter todos vocês presentes em minha vida nesse momento cheio de dúvidas, mas também repleto de felicidades e novidades, não é apenas confortante e satisfatório  é fundamental.

Por isso, posso dizer sem medo: vocês são foda! Mesmo aqueles que não foram ao lançamento, mas que quiseram ir e, por algum motivo, não puderam (ou mesmo porque se esqueceram, hahahaha), vocês são foda. É possível ver nos olhos de vocês que vocês estão nessa jornada comigo, sempre me apoiando, de uma forma ou de outra. E disso eu nunca vou me esquecer.

Para quem quis ir ao lançamento do livro mas não pôde, lembrem-se: um evento é só um símbolo. O importante mesmo é divulgar o livro, comentar sobre ele, indicá-lo aos amigos e, principalmente, ler com paixão aquelas páginas sombrias que com tanto amor (e obscuridade) escrevi. Nada me torna mais feliz do que, no meio do dia, receber uma mensagem como "cara, li aquele seu conto X! Que dahoraaa!" ou "puts, fiquei com medo do Malpurga", ou, ainda, "nooossa, o final do conto Y é de arrepiar!". Sério, isso é demais. É multiplicar alegria e saber que todos os silenciosos anos de escrita, revisão, busca por editoras, estudos, leituras e trabalho valeram a pena. E como valeram!

Espero que vocês estejam se divertindo com o livro tanto quanto eu!

Muito obrigado,
Melvin Menoviks.
Dando alguns autógrafos (como se eu fosse digno de dar autógrafos!).
Parentes que viajaram mais de 400Km só para presenciar o lançamento do livro.
Renata, Defensora Pública de talento e amiga do peito.
Equipe da Livraria Curitiba: exemplo de carisma e eficiência.
Carol, amiga da faculdade (obs.: de acordo com o que ela mesma disse, ela não vai conseguir ler mais do que duas ou três páginas do livro, porque ela tem medo de terror, hahahaha).
Assustando as criancinhas...
...E os adultos!
Meu pai, um dos caras mais fodas que vivem ou já viveram na Terra.
Mais alguns dos grandes amigos que estiveram presentes no lançamento do livro.
Muita gente está se assustando com os mistérios e assombros de "A Caixa de Natasha e outras histórias de horror"!!! \m/_ \m/_ \m/_

2 comentários:

  1. Oh, amigão... um grande abraço!
    Concordo muito com: "Lembem-se: um evento é só um símbolo" - É isso aí!!!

    Obrigado pela força!



    Sergio Sena

    ResponderExcluir
  2. Valeu Gustavo, Hurraaaaa !!! - João Luiz Perosini

    ResponderExcluir