quinta-feira, 23 de julho de 2015

Antologias "Vícios, Taras e Medos – Contos Psicológicos" e "Letras do Brasil"

Com muita satisfação, venho informar que dois contos de minha autoria foram selecionados para integrar as antologias de contos "Vícios, Taras e Medos  Contos Psicológicos" e "Letras do Brasil", ambas promovidas pela Editora Illuminare e coordenadas pela talentosíssima Rô Mierling  uma das pessoas que conheço que mais apostam na literatura nacional e que se dedicam com profissionalismo e paixão reais ao objetivo tão belo de descobrir, valorizar e incentivar os bons autores do nosso país.

Com propostas admiráveis de publicar antologias sobre temas diversos, mas sempre bem definidos e interessantes, a Editora Illuminare seleciona os melhores textos literários de autores brasileiros e, com isso, constrói livros excelentes, tanto sob o ponto de vista estético (o material e o acabamento dos livros são impecáveis) quanto sob o de conteúdo (os textos reunidos nas antologias surpreendem em qualidade e criatividade e nos fazem pensar seriamente no motivo de ainda existir tanto preconceito contra a literatura nacional em detrimento às traduções de obras estrangeiras). Trata-se, portanto, de uma ótima porta de entrada à literatura para os escritores de Língua Portuguesa.

Por essas qualidades todas  e tantas mais!  é que eu me sinto extremamente honrado de fazer parte desses projetos maravilhosos da Editora Illuminare.

O primeiro deles, mais atinente ao meu estilo literário principal, é o livro "Vícios, Taras e Medos  Contos Psicológicos", no qual contribuo com o conto "A Garota que Chorava Ácido" e que, como o próprio título já sugere, reúne histórias de terror psicológico em que são trazidos à tona os lados mais obscuros da psique humana, envolvendo fobias, traumas e parafilias dos mais variados tipos. Um livro para leitores corajosos, por certo!
"Vícios, Taras e Medos  Contos Psicológicos": um livro para leitores corajosos!
O segundo projeto de que participei foi o interessantíssimo livro "Letras do Brasil", que compila contos, crônicas e poemas sobre o nosso país, englobando desde manifestações patrióticas até protestos e desabafos relativos a questões sociais, econômicas e culturais de nossa sociedade. Nesse livro, contribuí com o conto "Assassinato  ou 'A Invisível Anatomia do Preconceito'" que é uma história bastante simbólica, mas também muito realista, sobre a vida de um garoto negro e pobre de uma periferia brasileira que, não obstante as inúmeras dificuldades que encontra pelo caminho, é um verdadeiro "gênio" na escola e um ser humano de grande potencial para contribuir no progresso da sociedade. Esse conto, construído de maneira crítica e com um aprofundamento psicológico notoriamente influenciado por Dostoiévsky (sem pretensões de me comparar ao escritor russo, é claro), tece análises complexas, ambíguas, sobre o preconceito, a meritocracia, as desigualdades socioeconômicas e o comportamento das pessoas frente a essas realidades, mas sem, com isso, tornar-se um texto fechado que deixa de lado elementos narrativos em prol de uma ou outra ideologia a ser dissecada quase que academicamente naquele estilo aborrecedor de moralismos panfletários pré-concebidos. Muito pelo contrário, é um texto aberto a muitas interpretações, ideal para suscitar o debate e a reflexão sobre o tema sem cair no senso comum ou em velhos posicionamentos já desgastados. Apesar de fugir um pouco do meu gênero principal de escrita, considero esse um de meus trabalhos literários mais satisfatórios até o momento  e não se surpreenda se encontrar ali no meio, ainda que dissimuladamente, um pouquinho do bom e velho terror de que tanto gosto... Hehehehe.
"Letras do Brasil": um excelente livro para se conhecer e se aprofundar criticamente, e também poeticamente, nas inúmeras realidades do nosso país. 
Os livros de que participei podem ser adquiridos diretamente comigo, por facebook ou e-mail, ou pelo site da Editora Illuminare. Basta clicar nos links em vermelho e você será direcionado para o meu facebook ou para o site da editora.

Não deixe de conhecer as demais publicações da Illuminare! Posso garantir que há muita coisa boa  a preços bastante acessíveis. Além disso, para os escritores que porventura visitam o meu blog, vale muito a pena conhecer a fundo os projetos da Illuminare, pois sempre há antologias em aberto de que você pode participar! Não percam essa oportunidade, pois o profissionalismo, o respeito e a eficiência dessa editora são difíceis de se encontrar por aí.

Obs.: quando sobrar um tempinho, pretendo fazer uma resenha mais pormenorizada dos livros, comentando também sobre os trabalhos dos outros autores que contribuíram nos projetos das antologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário